sábado, 27 de dezembro de 2014

SWAMI RAMA TIRTHA



Swami Rama Tirtha.jpg

Rama Tirtha

Swami Rama Tirtha : स्वामी रामतीर्थ :22 de outubro de 1873 - 27 de outubro de 1906  ), também conhecido como Swami Ram, era um índio professor do Hindu filosofia da Vedanta . Ele foi um dos primeiros professores notáveis ​​do hinduísmo a palestra no Estados Unidos , viajar para lá em 1902, precedida por Swami Vivekananda , em 1893, e seguido por Paramahansa Yogananda em 1920.   Durante seus passeios americanos Swami Rama TIRTHA falou com freqüência sobre o conceito de "Vedanta prático"  e da educação de jovens indianos.  Ele propôs trazer jovens indianos a universidades americanas e ajudou a estabelecer bolsas de estudo para estudantes indígenas. 

 Rama Tirtha nasceu para Pandit Hiranand Goswami em 22 de outubro de 1873 ( Deepawali Vikram Samvat 1930) na aldeia de Muraliwala no Distrito Gujranwala de Punjab, Paquistão . Sua mãe morreu quando ele tinha poucos dias de idade e ele foi criado por seu irmão mais velho Gossain Gurudas. Depois de receber o grau de mestre em matemática pela The College Governo de Lahore , tornou-se professor de matemática na Forman Christian College , Lahore .

Um encontro casual com Swami Vivekananda , em 1897, em Lahore, inspirou sua decisão depois de ter-se a vida de um sannyasi Tendo se tornou conhecido por seus discursos sobre Krishna e Advaita Vedanta ele se tornou um swami em 1899 no dia da Deepawali deixando sua esposa, seus filhos e sua cátedra.
Uma viagem ao Japão para ensinar hinduísmo foi patrocinado pelo Maharaja Kirtishah Bahadur de Tehri: de lá ele viajou para o Estados Unidos da América em 1902, onde passou dois anos palestrando sobre o hinduísmo, outras religiões e sua filosofia de "Vedanta Prática".  Ele frequentemente falou sobre as iniquidades do sistema de castas na Índia e a importância da educação das mulheres e dos pobres, afirmando que "negligenciar a educação das mulheres e crianças e as classes trabalhadoras é como cortar os ramos que estão nos apoiando -. nay, é como bater em um golpe mortal para as raízes da árvore da nacionalidade " Argumentando que a Índia precisava de jovens educados, e não missionários, ele começou uma organização para ajudar estudantes indígenas nas universidades americanas  e ajudou a estabelecer um número de bolsas de estudo para estudantes indígenas. 
Embora em seu retorno para a Índia em 1904 grandes audiências inicialmente atendido suas palestras ele se retirou totalmente da vida pública em 1906 e mudou-se para o sopé do Himalaia , onde se preparava para escrever um livro que dá uma apresentação sistemática da Vedanta Prática. Ele nunca foi terminado: Ele morreu em 27 de outubro 1906 ( Deepawali Vikram Samvat 1963), de modo que ele nasceu, tomou sannyas e morreu na Deepawali.
Muitos acreditam que ele não morreu, mas desistiu de seu corpo para o rio Ganges. 
A previsão significativa feita por Swami Rama Tirtha para o futuro Índia é citado em Shiv R. Jhawar livro 's, para um mundo Noble.  Rama Tirtha previu: "Depois do Japão, a China vai subir e ganhar prosperidade e força. Depois da China, o sol da prosperidade e da aprendizagem voltará a sorrir para a Índia. " 

Legado

Revolucionário indiano Ram Prasad Pandit Bismil representado o caráter de Swami Rama Tirtha no poema Yuva renunciante. 
Dois de seus discípulos, S. Puran Singh e Narayana Swami, escreveu as biografias. Puran Singh é a história de Swami Rama: O poeta Monk do Punjab  apareceu em 1924 e foi publicado em Inglês , bem como em Hindi . Conta sem título de Swami Narayana foi publicado em 1935 como parte das obras reunidas de Rama TIRTHA. 
Paramahansa Yogananda traduzido muitos dos poemas de Rama TIRTHA de Bengali em Inglês e colocar alguns deles para a música: . um, intitulada "Marching Light", apareceu no livro de Yogananda Chants Cósmicos, como "Canção de Swami Rama Tirtha" 
O Swami Rama Tirtha Mission Ashram está localizado na Kotal Gaon Rajpura, perto Dehra Dun em Uttarakhand , Índia .
Um dos três campi da Hemvati Nandan Bahuguna Garhwal Universidade Central, situado na Badshahi Thaul, New Tehri, é conhecido como o Swami Rama Tirtha Parisar (SRTC).
Filho de sua irmã HWL Poonja tornou-se professor Advaita observado em Lucknow , enquanto Hemant Goswami , seu bisneto, é um ativista social baseada em Chandigarh .





Swami Ram Tirtha
Nascimento 22 de outubro de 1873 Aldeia Muraliwala, Índia Britânica (atual Gujranwala District , Punjab )
Morte 27 de outubro de 1906 (33 anos) Tehri , United Province , Índia britânica
Nacionalidade Indiano
Alma mater Colégio Governo, Lahore
Ocupação Pregador
Conhecido por Pregador da Vedanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário