SRI CHAITANYA MAHAPRABHU

Arquivo: no Chaitanya-Mahabrabhu-Jagannath.jpg
Sri Chaitanya Mahaprabhu 
(também transliterado Caitanya, IAST Caitanya Mahaprabhu, 18 de fevereiro de 1486 - 14 de junho de 1534  ) foi um monge hindu e reformador social a partir do século 16 na Índia. Um nativo de Nabadwip em Bengala , ele promoveu a adoração a Deus, em sua tradição conhecida pelo nome de Krishna . Ele é venerado pelos seguidores de Gaudiya Vaishnavism
 

Chaitanya foi um defensor notável para a escola Vaishnava de Bhakti Yoga (que significa devoção amorosa de Deus), baseado na filosofia do Bhagavata Purana e Bhagavad Gita que fundou a Achintya Bheda abheda de Vedanta . Especificamente, ele adorava as formas de Krishna, popularizado o cantar do Hare Krishna mantra  e compôs a Siksastakam (oito orações devocionais), em sânscrito . Seus seguidores, Gaudiya Vaishnavas, reverenciá-lo como um avatar de Krishna no humor de Radha , consorte eterna de Krishna.


 
Chaitanya é também por vezes referido pelos nomes Gaura (sânscrito para "dourado"), devido à sua tez clara,  e Nimai devido a ele ter nascido debaixo de um Neem árvore.  Há inúmeras biografias disponíveis a partir do momento dando detalhes da vida de Chaitanya, os mais proeminentes sendo o Chaitanya Caritamrita de Krishnadasa Kaviraja , quanto mais cedo Chaitanya Bhagavata de Vrindavana Dasa  (ambos originalmente escrito em Bengali , mas agora amplamente disponíveis em Inglês e outros idiomas), eo Chaitanya Mangala , escrito por "Lochana Dasa".  Estas obras estão em Bengali com alguns versos em sânscrito intercaladas. Além destes, existem outras biografias sânscrito composto por seus contemporâneos. O principal deles são as obras, Sri Chaitanya Charitamritam Mahakavyam por Kavi Karnapura e Sri Krishna Chaitanya Charitamritam por Murari Gupta.


Chaitanya Mahaprabhu é reverenciado por seus seguidores como o Ser Supremo. Ele nasceu como o segundo filho de Jagannath Misra e sua esposa Sachi Devi, que morava na cidade de Dhaka Dakhhin, Srihatta, agora Bangladesh. De acordo com Chaitanya Charitamruta, Chaitanya nasceu na noite de lua cheia de 18 de Fevereiro 1486, no momento de um eclipse lunar.  Seus pais nomeou-o 'Vishvambhar'. Suas raízes familiares são originalmente de Dhaka Dakhhin, Sylhet  Shrihatta (agora Sylhet, Bangladesh ),
Yogapith, o local de nascimento de Chaitanya Mahaprabhu. Construído em 1880 por bhaktivinoda (1838-1914) em Mayapur ( Bengala Ocidental , Índia ).
 
Avó paterna de Chaitanya viu um sonho que Krishna está chegando a sua casa, e que para que isso aconteça a filha-de-lei deve ir para Nabadwip. A filha-de-lei, Sachi Devi, e seu marido levou uma viagem fluvial no rio Kushyira de sua casa em Sylhet; que é hoje a Thakurbari em Misrapara de Dhakadaksin. Sachi Devi não esqueceu sua mãe-de-lei do pedido para enviar a criança para visitá-la. Chaitanya feito essa viagem depois que ele se tornou um sanyasi . Ele chegou a casa de seus avós paternos em Dhakadaksin, Sylhet, em um domingo de Bengali mês Falgun ou fevereiro / março no calendário gregoriano. Sua avó estava ficando cego pelo tempo Chaitanya visitou ela, mas ela recuperou a visão completa, uma vez
Chaitanya tocou seu rosto. 



A avó narrou seu sonho que levou seus pais passar para Nabadwip. Em um estágio, o jovem Chaitanya se levantou e foi para a sala de oração. Como ele estava tendo tempo para voltar, os membros da família foram em busca dele. Para sua surpresa, Chaitanya não era para ser visto na sala de oração, mas foi o próprio Krishna. Antes de sair de sua casa ancestral, ele aconselhou sua avó para construir casa de oração no sul (Daksin) e assegurou-lhe que isso seria fornecer proteção contra o sul. É assim que a área passou a ser conhecida, e ainda é chamado, Dhakadaksin ou sul coberto. Chaitanaya também visitou a casa de seus avós maternos em Joypur aldeia de Habiganj em maior Sylhet. Ambas as casas ancestrais têm mandirs com quarto de hóspedes que são bem mantidos e atualizados por fundos públicos e privados, e tornaram-se populares entre os visitantes da região.
Santuário Gaura Nitai em ISKCON Temple Delhi .
 
Em sua juventude, Chaitanya foi primeiramente conhecido como um erudito estudioso, cuja aprendizagem e habilidades em argumentação em sua localidade foram inigualável. Kashinath Mukhopadhyay foi seu tutor privado durante esses dias. Uma série de histórias também existem histórias de aparente atração de Chaitanya ao cantar e cantar dos nomes de Krsna a partir de uma idade muito jovem,  , mas em grande parte, isso foi percebido como sendo secundária a seu interesse em adquirir conhecimento e estudando sânscrito . Quando viajar para Gaya para executar a shraddha cerimônia por seu falecido pai, Chaitanya encontrou seu guru , o asceta Ishvara Puri , de quem recebeu a iniciação com o Gopala Krishna mantra. Essa reunião foi para marcar uma mudança significativa na perspectiva de Chaitanya  e no seu regresso a Bengal o Vaishnavas local, liderado por Advaita Acharya , ficaram surpresos em sua "mudança de coração" súbita externo (de 'erudito' para 'devoto') e logo se tornou o líder Chaitanya eminente de seu grupo Vaishnava dentro Nadia.
 
 
Depois de deixar Bengal e receber entrada no sannyasa fim por Keshava Bharati Chaitanya viajaram por todo o comprimento e largura da Índia durante vários anos, cantando os nomes divinos de Krishna constantemente. Ele passou os últimos 24 anos de sua vida em Puri , Odisha,  , a grande cidade templo de Jagannath . O Gajapati rei, Prataparudra Dev, considerado Chaitanya como avatar de Krishna e foi um patrono entusiasta e devoto de de Chaitanya sankeertan encontros. Foi durante esses anos que Chaitanya é considerado por seus seguidores ter afundou vários Divine-Love ( samādhi ) e realizou passatempos de êxtase divino ( bhakti ). 

Identidade

Chaitanya e Nityananda , é mostrada a execução de uma " kirtan 'nas ruas de Nabadwip, Bengal.
 
Chaitanya Mahaprabhu uniu em si dois aspectos:devoto de êxtase de Krishna e o próprio Krishna em união inseparável com Radha . De acordo com as hagiografias de autores do século 16, ele exibiu seu Formulário Universal idêntico ao de Krishna em várias ocasiões, nomeadamente para Advaita Acharya e Nityananda Prabhu .  Caitanya Mahaprabhu é dito ser previsto em cerca de 24 diferentes escrituras, incluindo um dos mais reverenciados Purana chamado Srimad bhagavatam (Purana bhagavata). No Srimad Bhagavatam 11.5.32 se afirma o seguinte: 
krishna-varnam tvisakrsnam
sangopangastra-parsadam
yajnaih sankirtana-prayair
yajanti oi su-medhasah
Na era de Kali, pessoas inteligentes realizar canto congregacional para adorar a encarnação de Deus que constantemente canta o nome de Krishna. Embora Sua pele não é negro, ele é o próprio Krsna. Ele é acompanhado por seus associados, funcionários, armas e companheiros confidenciais. 
Caitanya Mahaprabhu é dito por Gaudiyas Vaishnavas ser o próprio Senhor Krishna, mas aparecendo em forma abrangida (Channa avatar). A Gaudiya Vaishnava Acharya Bhaktivinoda Thakura disse ter descoberto o manuscrito raro de Caitanya Upanishad da seção Atarvaveda, o que revela a identidade de Caitanya Mahaprabhu.

Ensinamentos

Chaitanya deixou um registro escrito em sânscrito chamado Siksastakam . Epistemológica de Chaitanya, ensinamentos teológicos e ontológicas são resumidos a dez raízes ou máximas (dasa mula).  As declarações de amnaya (escritura) são a prova principal. Por estas declarações dos dez tópicos seguintes são ensinados.
 
  1. Krishna é a Suprema Verdade Absoluta.
  2. Krishna é dotado de todas as energias.
  3. Krishna é o oceano de rasa (teologia) .
  4. As jivas (almas individuais) são todas as partes separadas do Senhor.
  5. No estado ligado as jivas estão sob a influência da matéria, devido à sua tatastha natureza.
  6. No estado liberado os jivas estão livres da influência da matéria, devido à sua tatastha natureza.
  7. O jivas eo mundo material estão ambos diferente e idêntico ao Senhor.
  8. Pura devoção é a prática das jivas.
  9. O amor puro de Krishna é o objetivo final.
  10. Krishna é a única bênção amável para ser recebido.

 

Filosofia e Tradição

Apesar de ter sido iniciado no Madhvacharya tradição e tomar sannyasa de Shankara tradição "s, a filosofia de Chaitanya é por vezes considerada uma tradição de sua própria dentro do quadro Vaishnava - Tendo algumas diferenças marcantes com as práticas e a teologia de outros seguidores de Madhvacharya. Ele tomou Mantra Upadesa de Isvara Puri e Sanyasa Diksha de Keshava Bharati.
Pancha Tattva divindades instalados em um Vaishnava altar. Da esquerda para a direita: Advaita Acharya , Nityananda , Chaitanya, Gadadhara Pandita , Srivasa .
 
Chaitanya não é conhecido por ter escrito o próprio nada, exceto para uma série de versos conhecido como o Siksastaka , ou "oito versos de instrução",  o que ele tinha falado, e foram gravadas por um de seus colegas mais próximos. Os oito versos criados por Chaitanya são considerados para conter a filosofia completa de Gaudiya Vaishnavism de forma condensada. Chaitanya solicitado um grupo seleto entre seus seguidores (que mais tarde veio a ser conhecido como o Six Gosvamis de Vrindavan ) para apresentar sistematicamente a teologia de bhakti ele havia ensinado a eles em seus próprios escritos.  Os seis santos e teólogos foram Rupa Goswami , Sanatana Goswami , Gopala Bhatta Goswami , Raghunatha Bhatta Goswami , Raghunatha dasa Goswami e Jiva Goswami , um sobrinho dos irmãos Rupa e Sanatana. Estes indivíduos foram responsáveis ​​por sistematizar a teologia Gaudiya Vaishnava.
Narottama Dasa , Srinivasa Acharya e Syamananda Pandit estavam entre os fiéis da segunda geração de Gaudiya Vaishnavism. Tendo estudado sob Jiva Goswami, eles foram fundamentais para propagar os ensinamentos do Goswamis toda Bengala, Odisha e outras regiões do leste da Índia. Muitos entre os seus associados, tais como Ramachandra Kaviraja e Ganga Narayan Chakravarti, também foram professores eminentes em seu próprio direito. 
No início do século 18 Kalachand Vidyalankar, um discípulo de Chaitanya, fez suas pregações popular em Bengala. Ele viajou por toda a Índia popularizar o evangelho de anti-intocabilidade, da justiça social e da educação de massa. Ele provavelmente iniciado 'Pankti Bhojon' e Krishna sankirtan na parte oriental de Bengala. Várias escolas (sampradaya) foram praticá-lo por centenas de anos. Geetashree Chabi Bandyopadhyay e Radharani Devi estão entre muitos que alcançou a fama por cantar kirtan. Os Dalits em Bengala naquele tempo negligenciado e elenco desfavorecidos prontamente aceitou sua visão libertária e abraçou a doutrina da Mahabrabhu. Seus discípulos eram conhecidos como Kalachandi Sampraday que inspirou as pessoas a eradiate analfabetismo e castas. Muitos consideram Kalachand como o Pai do Racionalismo na East Bengal (Purba Banga).
O festival de Kheturi, presidida pelo Jahnava Thakurani,  a esposa de Nityananda , foi a primeira vez que os líderes dos vários ramos de seguidores de Chaitanya reunidos. Através de tais festivais, os membros da tradição vagamente organizado tornou-se familiarizado com outros ramos, juntamente com as respectivas nuances teológicas e práticas.  Em torno destas vezes, os discípulos e descendentes de Nityananda e Advaita Acharya , encabeçada por Virabhadra e Krishna Mishra, respectivamente, começou suas linhagens familiares (vamsa) para manter a tradição. O vamsa descendente de Nityananda através de seu filho Virabhadra forma o ramo mais importante da moderna tradição Gaudiya, embora descendentes de Advaita, juntamente com os descendentes de muitos outros associados de Chaitanya, manter sua sequência especialmente nas áreas rurais de Bengala. Gopala Guru Goswami, um jovem associado de Chaitanya e um seguidor de Vakresvara Pandit, fundou uma outra filial sediada em Odisha. Os escritos de Gopala, junto com os de seu discípulo Dhyanacandra Goswami, tiveram uma influência considerável sobre os métodos de culto interno na tradição.
Desde o início da de Chaitanya bhakti movimento em Bengala, Haridasa Thakur e outros muçulmanos ou hindus pelo nascimento foram os participantes. Sri Ramakrishna Paramahamsa, o grande sábio de Dakshineswar, que viveu no século 19, enfatizou a marga bhakti de Chaitanya mahaprabu, a quem ele se referiu como "Gauranga." (O Evangelho de Sri Ramakrishna). Esta abertura recebeu um impulso de Bhaktivinoda Thakura visão liberal 's no final do século 19 e foi institucionalizado por Bhaktisiddhanta Sarasvati em sua Gaudiya Matha no século 20.  No século 20, os ensinamentos de Chaitanya foram levados para o Ocidente por Prabhupada , um representante da Bhaktisiddhanta Sarasvati ramo da tradição de Chaitanya. Prabhupada fundou seu movimento conhecido como A Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON) para espalhar os ensinamentos de Caitanya em todo o mundo.  Os gurus Saraswata e acharyas, membros das linhagens Goswami e várias outras seitas hindus que reverenciam Chaitanya Mahaprabhu, incluindo devotos do principais Vaishnava lugares sagrados em Mathura District, West Bengal e Odisha, templos também estabelecidos dedicados a Krishna e Chaitanya fora da Índia nas últimas décadas do século 20. No século 21 Vaishnava bhakti também já está sendo estudado por meio acadêmico de Krishnology em um número de instituições acadêmicas. 

 

A descoberta de Chaitanya Birthplace Yogapith

Em 1886, uma das principais Gaudiya Vaisnava reformador bhaktivinoda tentou se aposentar de seu serviço de governo e passar para Vrindavan para prosseguir a sua vida devocional lá.  No entanto, ele teve um sonho no qual Caitanya ordenou-lhe para ir para Nabadwip vez.  Depois de alguma dificuldade, em 1887 Bhaktivinoda foi transferido para Krishnanagar , um centro de distrito 25 km de distância de Nabadwip, famoso como o local de nascimento de Caitanya Mahaprabhu.  Apesar de problemas de saúde, Bhaktivinoda finalmente conseguiu começar a visitar regularmente Nabadwip para lugares relacionados pesquisar com Caitanya.  Logo, ele chegou a uma conclusão de que o site supostamente pelos brahmanas locais para ser local de nascimento de Caitanya não poderia ser verdadeira.  Determinado a encontrar o lugar real de passatempos de Caitanya mas frustrado pela falta de evidência confiável e pistas, uma noite ele teve uma visão mística: 
 
Tomando isto como uma pista, Bhaktivinoda realizou uma investigação exaustiva, meticuloso do site, consultando antigos mapas geográficos correspondentes contra relatos das escrituras e verbais, e, finalmente, chegou a uma conclusão que a aldeia de Ballaldighi era conhecido anteriormente como Mayapur, confirmou em Bhakti ratnakara como o local de nascimento real de Caitanya.  Ele logo adquiriu uma propriedade em Surabhi-kunj perto Mayapur para supervisionar a construção do templo em Yogapith, local de nascimento de Caitanya.  Para o efeito, organizado, via Sajjana-tosani e festivais especiais , bem como acqualitances pessoais, um esforço de angariação de fundos em massa e de enorme sucesso entre o povo de Bengala e além.  Notável jornalista Bengali Sisir Kumar Ghosh (1840-1911) elogiou Bhaktivinoda para a descoberta e saudaram como "o sétimo goswami" - uma referência ao Six Goswamis , renomados medievais Gaudiya Vaisnavas ascetas . e colaboradores próximos de Caitanya que tinham autor de muitos dos textos Th da escola e locais dos passatempos de Krishna em Vrindavan descobertas 

 

legado cultural

Além de suas profundas influências sobre o hinduísmo , o legado cultural de Chaitanya em Bengala e Odisha permanece profunda, com muitos moradores realizando culto diário a ele como um avatar de Krishna. Alguns atribuem a ele um Renaissance em Bengala,  diferente do século 19 mais bem conhecido Bengal Renaissance . Salimullah Khan, um lingüista notável, sustenta, "século XVI é o momento de Chaitanya Dev, e é o início do Modernismo em Bengala. O conceito de" humanidade ", que entrou em fruição é contemporânea com a da Europa".
Notável filme biográfico Bengali sobre ele, Nilachaley Mahaprabhu (1957) foi dirigido por Kartik Chattopadhyay.


Sri Chaitanya Mahaprabhu
Nascimento Vishvambhar Mishra (Nimai) 18 de fevereiro de 1486 Nabadwip Dham (atual Nadia , West Bengal , Índia ), conhecido como Yogapith
Morte 14 de junho  1534 (com idades entre 47-48) Puri (atual Odisha , Índia)
Títulos / honras Seguidores de Gaudiya Vaishnavism acreditam que ele seja a encarnação cheia de Senhor Krishna .
Filosofia Bhakti yoga , Achintya Bheda abheda Vedanta


Nenhum comentário:

Postar um comentário