VALMIKI







Valmiki

 Valmiki ( / v ɑː l m i K i / sânscrito : वाल्मीकि Valmiki)  é celebrado como o prenúncio-poeta na literatura sânscrita . Ele é o autor do épico Rāmāyaṇa , com base na atribuição no texto da própria épica.  Ele é reverenciado como o Adi Kavi, que se traduz em primeiro poeta, pois ele inventou Sloka ou seja, primeiro verso ou metro épico), que estabeleceu a base e definida a forma de sânscrito poesia.

 

Vida pregressa

O Uttara Kanda conta a história do início da vida de Valmiki, como um assaltante chamado Ratnakar, que costumava roubar as pessoas depois de matá-los. Uma vez, o ladrão tentou roubar o sábio divino Narada para o benefício de sua família. Narada perguntou-lhe se a sua família iria partilhar o pecado que ele foi incorrer devido ao roubo. O ladrão respondeu positivamente, mas Narada disse-lhe para confirmar isso com sua família. O ladrão pediu a sua família, mas ninguém concordou em arcar com o fardo do pecado. Abatido, o ladrão finalmente entendeu a verdade da vida e pediu perdão de Narada. Narada ensinou o ladrão o mantra para a salvação. Mas, o mantra em questão, o nome do Senhor Rama, não era para ser dado a assassinos e afins. Narada assim disse Valmiki a cantar "Mara" o anagrama fonética de "Rama", em vez de contornar essa restrição. O assaltante meditou por muitos anos, tanto que formigueiros cresceu ao redor de seu corpo. Finalmente, uma voz divina declarou sua penitência sucesso, dando-lhe o nome "Valmiki.": "Um nascido fora de formigueiros" (Valmikam em sânscrito significa formigueiro) 
 

História

O Rāmāyaṇa, que Valmiki é famoso por ter composto, consiste de 24.001 versos em sete cantos (kāṇḍas) e conta a história de um príncipe, Rama de Ayodhya, cuja esposa Sita é abduzida pelo demônio (Rākshasa) rei de Lanka, Rāvana. Na sua forma atual, o Ramayana de Valmiki é datado variadamente de 500 AC a 100 AC, ou quase contemporâneo às primeiras versões do Maabárata. De modo similar aos épicos mais tradicionais, já que passou por um longo processo de interpolações e revisões, é impossível datá-lo precisamente. 

No Ramayana, ele escreveu:
aapadaam apahartaaram daataaram sarvasaMpadaam.h .
okaabhiraamam shriiraamam bhuuyo bhuuyo namaamyaham.h ..
Tradução: "Eu me curvo de novo e de novo ao Sri Rama, aquele que remove (todos) os obstáculos, garante a todos riqueza e agrada a todos." 

No Ramayana original de Valmiki, Rama era retratado como nada mais que um ser humano ideal. Interpolações posteriores modificaram o Ramayana de Valmiki levando em conta o Rei Rama como a deidade suprema. No Ramayana de Valmiki, se acredita que o sudra Sambuka seja uma ameaça ao sistema de castas ao praticar tapas. Mesmo antes que Samuka termine de falar, ele é decapitado por Rama. Essa é ainda outra inserção brâmane para bloquear a possibilidade de casamento entre castas e manter o status do sistema de castas.
O maharishi Valmiki é aceito por muitas comunidades indianas como o autor do Yoga vasistha. Essa obra em particular foi ensinada a Rama quando ele estava desiludido com o mundo em geral. O Yoga Vasistha é um incrível texto que discute uma ampla gama de assuntos filosóficos, e parece ter sido escrito há mais de 5000 anos.

No seu eremitério, ele guiou ambos homens e mulheres.
 
 Ele deu a Sita abrigo após ter sido banida de Ayodhya.
"Valmiki, Tulsidas, Madhav Kambali de Assam, Kamban de Tamil Nadu e quase todos os compositores do sul da Índia foram inspirados a cantar a glória de Rama, que foi uma encarnação de virtude, valor, caráter, e, em resumo, de todos os valores humanos.

 

Lenda de Valmiki

Valmiki era de uma comunidade Bhil de Kirata. O monge (muni) Valmiki era de uma comunidade de casta inferior, e o seu nome, antes de se tornar o Adi-Kavi ('poeta principal') que escreveu o Ramayana, era Vailya. Ele foi treinado por Narada Muni, dito de ser um avatar de Vishnu.
 
Valmiki uma vez perguntou a Narada:
 "Ó, venerável rishi! Por favor, me diga se existe um homem perfeito neste mundo que seja virtuoso, bravo, obediente, verdadeiro, nobre, rápido nos seus deveres e bom a todos os seres, tudo de uma vez.

 
Narada respondeu: "Há tal homem, um príncipe da linha de Ikshvaku chamado Rama. Ele é virtuoso, bravo, gentil e sábio. Ele é um grande herói. Ele ama imensamente todos que estão sujeitos a ele. Ele é protetor do Dharma. Ele é firme e rápido. Ele é justo e liberal. Ele é bem versado nos Vedas e na ciência das armas. Ele é único na possessão de virtudes e sem comparação em beleza. Ele é um filho obediente, um irmão gentil, marido afetuoso, um amigo fiel, um rei ideal, um inimigo misericordioso e ama todos os seres vivos. Todas as pessoas o adoram."


Escritor do Ramayana

O sábio jovem Nārada no eremitério de Valmiki de barba branca
Sita no eremitério de Valmiki
 
O Ramayana, escrito originalmente por Valmiki, consiste em 23.000 versos e 7 cantos {} Kandas incluindo o canto Uttara Kanda {}. Rāmāyaṇa é composta de cerca de 480.002 palavras, sendo um quarto do comprimento do texto integral do Mahabharata ou cerca de quatro vezes o comprimento da Ilíada .
 
  Ramayana conta a história de um príncipe, Rama de Ayodhya , cuja esposa Sita é raptada pelo demônio-rei ( raksasa ) de Lanka , Rāvaṇa . Rāmāyaṇa do Valmiki data variadamente de 500 aC a 100 aC, ou cerca de co-eval com as primeiras versões do Mahābhārata Tal como acontece com muitos épicos tradicionais, ele passou por um processo de interpolações e redações, tornando impossível a data com precisão.
Valmiki também é cotado para ser o contemporâneo de Sri Rama. Sri Rama conheceu Valmiki durante seu período de exílio e interagiram com ele. Valmiki deu abrigo a Sita em seu eremitério quando Rama a baniu. 

 
Kusa e Lava os filhos gêmeos de Sri Rama nasceu para Sita neste hermitage.Vālmīki ensinou Rāmāyaṇa para Kusa e Lava, que mais tarde cantou a história divina em Ayodhya durante o yajña Asvamedha congregação, para o prazer do público, após o que, o rei Sri Rama questionou quem eles eram e mais tarde visitou eremitério de Valmiki para confirmar se a Sita, as duas crianças reivindicado como sua mãe era, de facto, a sua esposa no exílio. Mais tarde, ele convocou-os a seu palácio real. Kusa e Lava cantou a história de Sri Rama lá, e Sri Rama confirmou que o que tinha sido cantada por estas duas crianças era inteiramente verdade.

O primeiro loka

O assanitano da Garça-Real
 
Valmiki estava indo para o rio Ganges para suas abluções diárias. Um discípulo de nome Bharadvaja estava carregando suas roupas. No caminho, eles se depararam com a Tamasacorrego. Olhando para o córrego, Valmiki disse ao discípulo: "Olha, como é claro essa água, como a mente de um homem bom! Eu vou tomar banho aqui hoje." Quando ele estava à procura de um local adequado para pisar no córrego, ele viu um acasalamento casal das garças . Valmiki sentiu-se muito satisfeito em ver os pássaros felizes. De repente, atingido por uma flecha, o pássaro macho morreu no local. Preenchida por tristeza, o seu companheiro gritava em agonia e morreu de choque. O coração de Valmiki derretido neste visão lamentável. Ele olhou em volta para descobrir quem havia disparado a flecha no pássaro. Ele viu um caçador com um arco e flechas, nas proximidades. 

 Valmiki ficou muito irritado. Seus lábios se abriram e ele gritou:
मां निषाद प्रतिष्ठां त्वमगमः शाश्वतीः समाः. यत्क्रौंचमिथुनादेकम् अवधीः काममोहितम् '.
mā niṣāda pratiṣṭhāṁ tvamagamaḥ śāśvatīḥ Samah
Yat krauñcamithunādekam avadhīḥ kāmamohitam 
Você nao vai encontrar nenhum descanso para os longos anos de sua eternidade,
Por que você matou um pássaro no amor e sem previsao merecedora de confiança.
Emergindo espontaneamente de raiva e tristeza de Valmiki, este foi o primeiro loka em literatura sânscrita . Mais tarde Valmiki Muni composta todo o Ramayana com as bênçãos do Senhor Brahma no mesmo metro que jorraram-lo como o sloka. Assim, este sloka é reverenciado como o "primeiro loka" em hindu literatura. Valmiki Muni é reverenciado como o primeiro poeta, ou Adi Kavi, eo Ramayana, o primeiro Kavya .
Seus primeiros discípulos a quem ele ensinou o Ramayana foram Kusa e Lava, os filhos do Sri Rama :
 
प्रचेत्सोहं दशमः पुत्रो राघवनंन्दन | न स्मराम्यनृतं वाक्यमिमौ तु तव पुत्रकौ || 96:16
Em outro verso, é também afirmou que ele é da linhagem do sábio Bhargava:
संनिबद्धं हि श्लोकानां चतुर्विंशत्सहस्रकम् | उपाख्यानशतं चैव भार्गवेण तपस्विना || 94:24

 

Como a encarnação de Deus

O Vishnudharmottara Purana diz que Valmiki nasceu no Tetrayuga como uma forma de Vishnu, que compôs o Ramayana, e que as pessoas desirious de ganhar conhecimento deve adorar Valmiki. 


Reprodução do artista em gesso de Paris de Valmiki em Dwaraka Tirumala, Andhra Pradesh

Comunidade Balmiki

O Balmiki comunidade encontrado em Punjab, Rajasthan, Gujarat e adorar Valmiki como seu ancestral e como Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário