SHREE NIRMALA SRIVASTAVA




Shree Nirmala Srivastava (née Nirmala Salve) (21 de março 1923-1923 fevereiro de 2011), também conhecido como Mataji Nirmala Devi Shree, foi o fundador da Sahaja Yoga , uma técnica de meditação e novo movimento religioso . Ela alegou ter nascido em um estado plenamente realizados e passou sua vida trabalhando pela paz, desenvolvendo e promovendo uma técnica simples, através do qual as pessoas podem alcançar a sua própria auto-realização.  Shri Mataji nunca cobrada para sua instrução em Sahaja Yoga que agora é praticada e ensinada por grátis em mais de 140 países. 

Início da vida

 

Nirmala Srivastava nasceu em Chindawara , Madhya Pradesh, India para hindu pai e mãe cristã Prasad e Cornelia Salve. Seus pais nomeou Nirmala, que significa "imaculada".  Ela disse que ela nasceu auto-realizada Seu pai, um estudioso de catorze línguas, traduziu o Corão em Marathi , e sua mãe era a primeira mulher na Índia a receber uma licenciatura em matemática.  Nirmala Srivastava desceu do real Shalivahana / Satavahana dinastia.  O ex-ministro união NKPSalve era seu irmão e advogado Harish Salve é seu sobrenome nephew.The Salve é um de um número incluído no clã Satavahana Maratha .






 

  Pouco antes de a Índia alcançou a independência em 1947, Shri Mataji casou Chandrika Prasad Srivastava um alto funcionário indiano que mais tarde serviu primeiro-ministro Lal Bahadur Shastri como secretário-adjunto, e foi dado um KCMG honorário por Elizabeth II 


 Resultado de imagem para nirmala srivastava


 Eles tiveram duas filhas, Kalpana Srivastava  e Sadhana Varma.  Em 1961, Nirmala Srivastava lançou a "Sociedade dos Jovens para Films" para infundir valores nacionais, sociais e morais em pessoas jovens. Ela também era membro do Certification Board of Film Central


 

Sahaja Yoga

Nirmala Srivastava era conhecido por ter se preocupado com o dano que está sendo feito para a sociedade por "falsos gurus e, por isso visitou um campo de meditação em Nargol que foi presidida pelo Rajneesh (mais tarde conhecido como Osho ). Ela disse que "ficou chocado ao vê-lo saquear as pessoas sob o pretexto de espiritualidade"  e disse que ele  hipnotizavas as pessoas.  O acampamento decorreu de 2 maio - 5 maio 1970, Rajneesh levou sessões em um início forma de meditação dinâmica , discursou sobre kundalini e outros assuntos, e respondeu a uma pergunta sobre Sahaja Yoga. 
Nirmala Srivastava disse que enquanto em Nargol, em 5 de maio de 1970, ela testemunhou o nascimento do Primordial Kundalini. Mais tarde, ela descreveu a experiência como segue: 

"Eu vi o meu kundalini subindo muito rápido como um telescópio de abertura para fora e foi uma bela cor que você vê quando o ferro é aquecido, uma rosa vermelha cor, mas extremamente refrigeração e calmante."

  Ela afirmou que o potencial de toda a humanidade para ganhar auto-consciência espiritual foi realizada neste momento, que ela caracteriza como "um processo histórico de en-masse auto-realização e transformação interior". Logo depois ela fundou Sahaja Yoga em Mumbai .
Em O Poder da Intenção, Wayne Dyer resume a mensagem de Shri Mataji da seguinte forma:
  • Conecte-se ao poder que criou você para saber o significado da vida.
  • Está além do corpo e da mente-a maior verdade é que você é o espírito.
  • É preciso conhecer o espírito de saber a verdade.
  • A meditação é a única maneira de crescer. O crescimento da consciência ocorre no silêncio da consciência sem pensamentos. 

Espalhando de Sahaja Yoga

Em 1972 Nirmala Srivastava navegou para os EUA e advertiu contra os falsos gurus.  Em 1974, Chandrika Prasad Srivastava foi eleito para servir como o Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), uma agência das Nações Unidas com sede em Londres, que serve uma registro de quatro mandatos consecutivos de quatro anos como secretário-geral de 1974 a 1989. Depois de se mudar para Londres com o marido, Nirmala Srivastava trabalhou em Londres com sete hippies que se tornaram os primeiros ocidentais Sahaja Yogis.  Em 1979 Nirmala Srivastava declarou-se a encarnação completa da Adi (Primordial) Shakti ou Espírito Santo aos seus devotos.  Ela também afirmou ser Maitreya eo Mahdi Nirmala Srivastava tem sido descrito como "uma dona de casa indiana simples .. . com uma personalidade maternal e compassivo ". 
 


Em 1980 Nirmala Srivastava primeiro excursionou pela Europa espalhando Sahaja Yoga e em 1981 ela excursionou Malásia, Austrália e América do Norte. - Muitos outros países deveriam seguir Em 1989, após o levantamento da Cortina de Ferro , Nirmala Srivastava começou a visitar a Europa Oriental, onde Sahaja Yoga se espalhou rapidamente.  Em 1995, Nirmala Srivastava recebeu um doutorado honorário em Ciências Cognitivas e Parapsychological pela Universidade Ecológica de Bucareste, Romênia.  Também em 1995, Nirmala Srivastava deu um discurso na IV Conferência Mundial sobre a Mulheres , em Pequim. Em 1997 Claes Nobel , o fundador da United Earth, falou em um forte apoio de Shri Mataji e Sahaja Yoga que ele descreveu como um ponto de referência para determinar o certo do errado. Ele disse que estava muito confortável com Shri Mataji e seus ensinamentos citando "conhecereis a árvore pelos seus frutos" e descreveu Sahaja Yogis como embaixadores para a terra. 

 

Um trabalho posterior

Nirmala estabeleceu o Yoga Health International Sahaja e Centro de Investigação em Mumbai em 1996. Seu site diz que os profissionais de todo o mundo visitam a utilização de métodos de Sahaja Yoga para alcançar melhores meditações; também que a técnica é estudada por seus efeitos de cura de várias doenças. 2003, uma casa de caridade para a reabilitação de mulheres indigentes foi criada em Delhi (Vishwa Nirmala o Prem Ashram). O Shri PK Salve Kala Pratishthan em Nagpur foi criado como uma escola de música internacional no mesmo ano por Nirmala, para promover a música clássica e obras de arte. 
Até 2004, durante suas viagens, Nirmala Srivastava deu inúmeras palestras públicas, pujas , e entrevistas a jornais, televisão e rádio. Em 2004, o site oficial da Sahaja Yoga anunciou que Nirmala Srivastava havia completado seu trabalho. Ela continuou a dar palestras a seus devotos  e permitiu-lhes oferecer a ela puja
Nirmala Srivastava falou em diversas ocasiões sobre os males do álcool.  Na Austrália, em outubro de 2007, ela falou longamente sobre os problemas associados ao álcool, tanto em relação à sociedade, seus efeitos sobre as pessoas e os perigos que representa para o família. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário