segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

YOGIRAJ SRI LAHIRI MAHASAYA




Lahiri Mahasaya

 

Shyama Charan Lahiri (30 de setembro de 182826 de setembro de 1895) foi um grande iogue indiano e o guru de Sri Yukteswar Giri. Mahasaya é um título religioso em sânscrito que significa 'grande alma'.
Ele destacou-se entre os homens indianos sagrados por ter sido um chefe de família. Lahiri viveu com sua família em Varanasi, ao invés de morar num templo ou monastério distante da vida familiar. Mesmo assim, alcançou uma reputação substancial entre os religiosos do século XIX.
Paramahansa Yogananda conta muitas histórias sobre Lahiri Mahasaya em seu livro Autobiografia de um Iogue. Ele foi um funcionário de escritório até cerca dos trinta anos de idade, quando conheceu seu guru, Mahavatar Babaji. Lahiri foi escolhido por seu lendário guru para reintroduzir a prática perdida da Kriya Yoga para o mundo moderno. Os discípulos de Lahiri incluem os pais de Yogananada e seu próprio guru, Sri Yukteswar. Lahiri Mahasaya profetizou que o jovem Yogananda seria um grande yogue.


Ensinamentos

A prática espiritual central que ele ensinou aos seus discípulos foi a Kriya Yoga, uma série de práticas interiores de pranayama que prontamente agilizam o crescimento espiritual do praticante. Ele ensinou esta técnica a todos os interessados sinceros, independentemente de sua bagagem religiosa. Com relação à Kriya Yoga, ele disse:
"Sempre se lembre de que você não pertence a ninguém e ninguém lhe pertence. Reflita que algum dia você terá que, de repente, abandonar a tudo neste mundo. Assim, trave agora conhecimento com Deus. Prepare-se agora para a futura viagem astral da morte viajando diariamente no balão da pecepção de Deus. Pela ilusão você se percebe como um amontoado de carne e ossos, que, na melhor hipótese, é um ninho de problemas. Medite incessantemente que você possa rapidamente se saber sendo a Essência Infinita, livre de qualquer forma de miséria. Deixe de ser prisioneiro do corpo. Usando a chave secreta da Krya, aprenda a fugir para o Espírito."
A obra completa de Yogananda, com os ensinamentos completos sobre a ciência da Kriya Yoga, conforme deixado pela sucessão de mestres realizados, que se inicia com Mahavatar Babaji pode ser encontrada no website www.omnisciencia.com.br

 
     Ele também encorajou a experiência direta da verdade, em oposição a discussão teórica sobre as escrituras, e: "Resolva todos os seus problemas através da meditação Troca especulações religiosas não rentáveis para real-contact Deus Limpe sua mente de detritos teológica dogmática, deixe no fresco.. , curando águas da percepção direta sintonizar-se com a orientação interior ativa;.. a voz Divina tem a resposta para todos os dilemas da ingenuidade da vida Embora o homem para meter-se em apuros parece não ter fim, o Infinito Succor menos recursos ".

Três princípios notáveis ensinadas por Lahiri sobre o que ele acreditava ser as características fundamentais de uma verdadeira guru foram:

    1.Um verdadeiro guru nunca pedirá dinheiro ou presentes. (Nota:.. Próprio Lahiri pediu uma doação de pessoas que se iniciou na Kriya Yoga Esta prática foi continuado por muitos dos seus discípulos Essas doações supostamente foi para espalhar a mensagem de Kriya Yoga, em vez de beneficiar o Guru).
   2.Um verdadeiro guru nunca assumirá qualquer título especial que pode separá-lo ou elevá-lo acima dos outros. (Nota: 'Mahasaya "em si é um título que significa" grande alma ", de modo que há exceções a este princípio também Além disso, muitos dos discípulos de Lahiri Mahasaya legitimamente foram dadas, e aceito, títulos espirituais.).
     3.Um verdadeiro guru nunca pedirá que seus seguidores se renda
para ele de qualquer maneira, pois em primeiro lugar está o livre arbítrio .


Lahiri também ensinou que, se alguém está ganhando a vida honestamente e praticando honestidade em todas as suas relações, então não precisa de alterar a vida externa, de forma significativa, a fim de tornar-se consciente da presença de Deus na própria vida cotidiana. Se um aluno negligenciado os seus deveres mundanos, ele iria corrigi-lo.

Ele geralmente evita
organizaçao  religiosa . No entanto, ele, pessoalmente, fez pelo menos uma exceção a esta capital, permitindo que um de seus discípulos avançados, Panchanon Bhattacharya "para abrir uma" Arya Mission Institution "em Calcutá. Aqui o discípulo santo espalhar a mensagem do Kriya Yoga ..." Outros discípulos de Lahiri também começou organizações para espalhar a mensagem de Kriya Yoga, incluindo de Swami Sri Yukteswar Giri "Satsanga Sabha '.


Alguns dos seus discípulos notáveis incluem, Sri Panchanon Bhattacharya, Swami Sri Yukteswar Giri, Swami Pranabananda, Swami Keshabananda e Sri Bhupendranath Sanyal.


                                           A Familia do Mestre 


----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Linhagem dos Mestre
Através da história da criação os ensinamentos divinos da Kriya Yoga foram introduzidos e perdidos incontáveis vezes de acordo com os diferentes ciclos da conciência humana.
A reintrodução contemporânea da Kriya Yoga iniciou-se em 1861 numa remota caverna de uma montanha ao norte da Índia, e desde então tem sido transmitida através de uma linhagem continua de mestres realizados.



Mahavatar Babaji Maharaj
Esse Kalpayogi ("Yogi Supremo") é uma grande encarnação de Deus considerada imortal. Ele viaja pelo plano astral e projeta uma forma humana que aparece para poucos discípulos altamente realizados. Nosso Gurudev Baba Hariharananda permaneceu aproximadamente onze anos em silêncio e reclusão no Karar ashram em Puri antes de obter a visão sagrada, darshan, e a benção, ashirbad, de Babaji. Babaji guia toda ahumanidade à distância e é raramente visto na sua forma humana. Ele apareceu para Lahiri Mahasaya para reintroduzir a antiga ciência da yoga perdida e deu a ela o nome, para essa época, de "Kriya Yoga". O unico discípulo direto e autêntico conhecido de Babaji é Lahiri Mahasaya.


Shri Shyamacharan Lahiri Mahasaya (1828-1895)
Conhecido como um Yogavatar ("Encarnação da Yoga"), Lahiri Mahasaya era um supervisor, casado, com filhos, que trabalhava para o departamento de construção da "Railway Company" (Companhia de Estradas de Ferro) em Varanasi. Um dia em 1861 seu escritório mandou-o "por engano" (de fato foi uma transferência enviada pelo místico poder do próprio Babaji) para as montanhas de Ranikhet, onde Babaji apareceu para ele e iniciou-o em Kriya Yoga e deu-lhe a missão de espalha-la pelo mundo. Ele escolheu Lahiri Mahasaya em parte para demonstrar que um humilde chefe de família, grihasta, pode obter o mais alto nível de realização - esta não esta somente reservada aos monges e eremitas, sannyasins. De fato alguns anos depois, quando o grande Trailanga Swami - o errante santo nú - ouviu que Lahiri Mahasaya estava a caminho para reverenciá-lo, ele imediatamente levantou-se e alegremente abraçou-o. Depois que Lahiri Baba saiu, um dos discípulos do Swami perguntou ao santo porque ele - um supremo sannyasin - demonstrou tanto respeito a um simples chefe de família. Ele replicou: "Ele atingiu o estágio de yoga enquanto permaneceu um chefe de família, por isso eu tenho que descartar até a minha tanga!"
Lahiri Baba é atualmente conhecido como o "Pai da Kriya Yoga moderna", pois ele iniciou e guiou milhares de devotos enquanto permaneceu com sua família e com seu emprego.
 


Swami Shriyukteshwar Giri (1855-1936)
Este grande Jñanavatar ("Encarnação do Conhecimento") fui originalmente um chefe de família chamado Priyanath Karar, ele renunciou ao mundo e tornou-se conhecido como Swami Shriyukteshwarji. Foi um dos mais notáveis discípulos de Lahiri Mahasaya e possuía um vasto conhecimento de astronomia, astrologia e matemática. Ele escreveu comentários sobre o Bhagavad Gita a pedido do próprio Babaji, escreveu um livro esclarecedor que expõe a similaridade entre os ensinamentos hindus e os cristãos (A Ciência Sagrada).
Fundou um ashram em Serampore, umsubúrbio de Calcutá e posteriormente o Karar Ashram em Puri, no estado de Orissa, onde ele iniciou e guiou milhares de discípulos.
Entre muitos dos discípulos diretos de Swami Shriyukteshwar estão: Paramahamsa Yogananda, Swami Satyananda Giri, Swami Narayan Giri (também conhecido como Prabhuji), Acharya Motilal Mukherjee, Acharya Bijoy Kumar Chatterjee, e Paramahamsa Hariharananda.


Shrimat Bhupendranath Sanyal (1877-1962)
Bhupendranath Sanyal Mahasaya foi um dos mais jovens discípulos de Lahiri Baba, que foi iniciado aos quinze anos e torno-se um professor de yoga, yogacharya, aos dezoito. Como um chefe de família, muito avançado espiritualmente, fundou um ashram chamado Gurudham em Puri, Orissa e outro chamado Mandar em Bhagalpur, Bihar. Autor de muitos livros, seus escritos são gemas preciosas de espiritualidade. Ele é mais conhecido por seu profundo conhecimento do Bhagavad Gita, sobre o qual escreveu interpretações metafóricas sob a luz da Kriya Yoga, agrupadas em três volumes. Paramahamsa Hariharananda recebeu dele a quarta, a quinta e a sexta (final) iniciação da kriya em Puri.
Entre muitos dos discípulos diretos de Bhupendranath Sanyal estão :
Acharya Nikhil Dey, Acharya Sailendranath Mukherjee, Acharya Jwala Prasad Tiwari, Acharya Sunil Kumar Ghosh,e Paramahamsa Hariharananda.


Paramahamsa Yogananda (1893 - 1952)
Conhecido como um Premavatar ("Encarnação do Amor"), Paramahamsa Yogananda foi o pioneiro da Kriya Yoga no Oeste. Originalmente conhecido como Mukunda Lal Gosh, ele treinou com Swami Shriyukteshwar de 1909 à 1920, antes de receber o comando divino de Babaji Maharaj para viajar e difundir a mensagem da Kriya Yoga através do mundo. Foi na California que ele fundou a "Self-Realization Fellowship".
Ele regresou a sua querida Índia somente em 1935 para reunir-se com seu mestre Shriyukteshwarji um pouco antes da transição dele. Ele regresou para o Oeste em 1936 onde permaneceu até sua saída consciente final do corpo, mahasamadhi,em 1952. Durante sua vida ele compartilhou os ensinamentos da Kriya Yoga com milhões de pessoas pelo mundo através de suas palestras, cursos por correspondência, livros, e iniciações.
Sua Autobiografia de um Yogui é um dos mais conhecidos clássicos espirituais do mundo.

Entre muitos dos discípulos diretos de Paramahamsa Yogananda estão:
Swami Atmananda Giri, Swami Vidyananda Giri, Yogacharya J. Lynn (também conhecido como Rajarshi Janakananda), Sister Faye Wright (também conhecido como Daya Mata), Roy Eugene Davis, Yogacharya Donald Walters (também conhecido como Swami Kriyananda), Hna. Gyanamata, Yogacharya Oliver Black, Yogacharya Bob Raymer, e Paramahamsa Hariharananda.


Swami Satyananda Giri (1896-1971)
O jovem Manmohan Mazumdar foi amigo de infância de Paramahamsa Yogananda e mais tarde ficou conhecido como Swami Satyananda. Ele teve uma educação universitária (Bacharel com Honras em Filosofia - B.S. Honors in Philosophy) e foi um monge espiritualmente avançado e discípulo de Shriyukteshwarji. Ele foi o diretor da Escola de Ranchi e mais tarde tornou-se sadhu sabhapati (presidente) do Karar Ashram fundado por Shriyukteshwar. Permaneceu lá até o dia em que deixou seu corpo físico em 1971. Fundou uma organização chamada Sevayatan (Satsanga Mission) em Jharagram no distrito de Medinipur em Bengal e cuidou de elevar a vida social e espiritual da população local, especialmente dos pobres e dos aldeões. Ele irá sempre ser lembrado como uma simples, nobre e amável alma da mais alta realização.
Ele apontou Paramahamsa Hariharananda para ser o Presidente do Karar Ashram depois de sua morte.
Among Swami Satyananda's many direct disciples are:
Swami Dhirananda Giri, Swami Niranjanananda Giri, Swami Jagadananda Giri, Swami Sudhananda Giri, e Paramahamsa Hariharananda.

Paramahamsa Hariharananda (1907-2002)

 
O último da linhagem é Karunavatar ("Encarnação da Compaixão") Paramahamsa Hariharananda. Desde a mais tenra idade ele sentiu-se atraído pela vida espiritual e mostrou talentos intelectuais extraordinários.
Ele tinha o coração de Buda, a força de vontade de Moisés, a compaixão de Jesus e a mente penetrante de Shankara... e acima de tudo, ele era Hariharananda. Ele decorou e compreendeu todas as maiores escrituras incluindo os Vedas, os Upanishads, a Bíblia Sagrada, o Corão e o Torah. Paramahamsa Hariharananda foi também um yogui raro. Ele obteve o mais alto estado yoguico, o estado sem pulso e sem respiração - também conhecido como nirvikalpa samadhi. Ele foi observado nesse estado por médicos.
Paramahamsa Hariharananda estava completamente livre de qualquer tipo de dogma religioso ou crenças sectárias. Seu ponto de vista estava refletido na forma cientifica com que ensinava a técnica de Kriya Yoga. Toda sua vida estava orientada e focalizada en ensinar espiritualidade. Conhecê-lo e receber suas bênçãos foi uma oportunidade para ser compartilhada e lembrada para sempre.
Entre muitos dos discípulos diretos de Paramahamsa Hariharananda estão: Swami Premananda Giri, Br. Swarupananda Giri, Rajarshi Raghabanand Nayak, Rajarshi Peter van Breukelen, Swami Prajñanananda Giri, Swami Brahmananda Giri, Swami Shuddhananda Giri, Swami Vidyadhishananda Giri, Swami Sarveshwarananda Giri, e Swami Mangalananda Giri. 





 
  1. Lahiri Mahasaya
  2. Shyama Charan Lahiri foi um grande iogue indiano e o guru de Sri Yukteswar Giri. Mahasaya é um título religioso em sânscrito que significa 'grande alma'. Ele destacou-se entre os homens indianos sagrados por ter sido um chefe de família. Wikipédia

  3. Nascimento: 30 de setembro de 1828
  4. Falecimento: 26 de setembro de 1895, Varanasi, Índia
     http://www.astrogems.com/wallpapers/028%20%20Lahiri%20Mahasaya%20.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário