sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

SHIRDI SAI BABA


Shirdi sai2.jpg
A fotografia de Sai Baba (c. 1915)
Nascimento c. 1838 Pathri , India
Morte 15 de outubro de 1918 (com idade entre 80) Shirdi , Índia
Nacionalidade Indiano
Fundador do Saibaba Sansthan Confiança

Sai Baba de Shirdi

 Sai Baba de Shirdi (1838 - 15 de outubro de 1918; residia em Shirdi ), também conhecido como Shirdi Sai Baba, foi um mestre espiritual indiano que foi e é considerado por seus devotos como um avatar de Deus, santo, faquir , e satguru , de acordo às suas inclinações e crenças individuais. Ele foi reverenciado por ambos os seus devotos muçulmanos e hindus, e durante, bem como depois, sua vida permaneceu incerto se ele era um muçulmano ou hindu si mesmo. Este, porém, não teve nenhuma consequência para o próprio Sai Baba.  Sai Baba salientou a importância da entrega à orientação do verdadeiro Satguru ou Murshid, que, tendo ido o caminho para a consciência divina si mesmo, vai levar o discípulo através da selva de formação espiritual. 

 Sai Baba continua a ser um Mestre muito popular,  especialmente na Índia, e é adorado por pessoas de todo o mundo. Ele não tinha amor por coisas perecíveis e sua única preocupação era a auto-realização. Ele ensinou um código moral do amor, o perdão, a ajudar os outros, a caridade, o contentamento, paz interior, e devoção a Deus e guru. Ele não deu nenhuma distinção baseada na religião ou casta. O ensinamento de Sai Baba elementos de combinado Hinduísmo e Islamismo : ele deu o nome Hindu Dwarakamayi à mesquita em que viveu,  praticado rituais muçulmanos, ensinou usando palavras e figuras que seleccionaram de ambas as tradições, e foi sepultado em Shirdi . Um de seus epigramas bem conhecidos ", Sabka Malik Ek" ("um deus governa tudo"), é associado com o Islã e Sufismo . Ele também disse: "Confie em mim e sua oração será respondida". Expressou sempre " Allah Malik "(" Deus é Rei "). 

 

Fundo

Nenhuma informação verificável é dado a respeito de Sai Baba verdadeiro nome, lugar ou momento do nascimento. Quando perguntado sobre o seu passado, muitas vezes ele deu respostas esquivas. O nome "Sai" foi dada a ele na sua chegada ao Shirdi , uma cidade no estado indiano oeste de Maharashtra . Mahalsapati, um sacerdote do templo local, o reconheceu como um muçulmano santo e cumprimentou-o com as palavras 'Ya Sai!', que significa 'Sai Welcome!'. Sai ou Sayi é um persa título dado a Sufi santos, que significa "um pobre ' . e em linguagem Banjara, "sayi" significa boa [ carece de fontes? ] O título honorífico "Baba" significa "pai, avô, o homem velho, senhor" na maioria dos idiomas da Índia e do Oriente Médio. Assim Sai Baba denota "Santo Padre", "pai de santo" ou "pobre velho".  Em alternativa, o Sindi e Urdu palavra "sāī.n" (سائیں), um título honorífico para um virtuoso, um santo, ou um senhor feudal (ou seja, um patrono), é derivada do persa palavra "Sayeh", que significa literalmente "sombra", mas figurativamente se refere a patrocínio ou proteção. O Hindi palavra -Urdu "Saya" vem do mesmo empréstimo. Assim, ele também pode significar "Mestre Pai". No entanto, Sai também pode ser um acrônimo do sânscrito termo "Sakshat Eshwar", uma referência a Deus. Sakshat significa "encarnado" e Eshwar significa "Deus".
Alguns dos discípulos de Sai Baba se tornou famoso como figuras e santos espirituais, tais como Mahalsapati, um sacerdote da Khandoba templo em Shirdi, e Upasni Maharaj. Ele foi reverenciado por outros santos, como São Bidkar Maharaj, São Gangagir, São Janakidas Maharaj, e Sati Godavari Mataji.  Sai Baba se refere a vários santos como "meus irmãos, especialmente os discípulos de Swami Samartha de Akkalkot

 

Primeiros anos

Shirdi Sai Baba (à direita) e alguns de seus devotos na Dwarakamai, seu próprio Templo .
 
O biógrafo de Sai Baba Narasimha Swami afirma que Sai Baba nasceu como filho de pais brâmanes:
"Em uma ocasião memorável, muito tarde em sua vida, ele revelou a Mahalsapathy o fato interessante que seus pais eram brâmanes da Patri no Estado do Nizam. Patri é Taluk no distrito Parbhani, perto Manwath. Sai Baba acrescentou, na explicação do fato que ele estava vivendo em uma mesquita, que ainda criança concurso seus pais brâmanes entregou-o aos cuidados de um faquir que o criou. Isto é bastante testemunho incontestável, como Mahlsapathy era uma pessoa de excelente caráter conhecido por sua integridade, veracidade e vairagya. " -Narasimha Swamiji, Vida de Sai Baba. 
Shirdi Sai Baba com alguns devotos
 
De acordo com o livro Sai Satcharita, Sai Baba chegou à vila de Shirdi no Distrito Ahmednagar de Maharashtra , Índia britânica , quando ele tinha cerca de 16 anos de idade. Ele levava uma vida ascética, sentado imóvel sob uma neem árvore e meditando , sentado em um asana . O Shri Sai Satcharita relata a reação dos moradores:
As pessoas da aldeia foram ver um jovem rapaz, tais praticando penitência dura, não se importar com o calor ou frio atingiu-maravilha. Durante o dia, associado com ninguém, por noite, ele tinha medo de ninguém.
Sua presença atraiu a curiosidade dos moradores, e ele foi visitado regularmente pela inclinação religiosa, incluindo Mahalsapati, Appa Jogle e Kashinatha. Alguns o consideravam louco e atirava pedras contra ele.  Sai Baba saiu da aldeia, e pouco se sabe sobre ele depois disso.
Existem alguns indícios de que ele se reuniu com muitos santos e faquires, e trabalhou como um tecelão. Ele alegou ter sido com o exército de Rani Lakshmibai de Jhansi durante a rebelião indígena de 1857 É geralmente aceite que Sai Baba ficou em Shirdi por três anos, desapareceu há um ano, e retornou definitivamente por volta de 1858, o que sugere um ano do nascimento de 1838. 

Retornar para Shirdi

Em 1858 Sai Baba voltou a Shirdi. Em torno desta vez ele adotou seu famoso estilo de vestir que consiste em um joelho de comprimento de uma peça Kafni robe e um boné de pano. Ramgir Bua, um devoto, testemunhou que Sai Baba estava vestido como um atleta e ostentou 'cabelo longo e esvoaçante até o fim de sua coluna vertebral ", quando ele chegou em Shirdi, e que ele nunca tinha a cabeça raspada. Foi só depois de Baba perdido uma luta com um Mohiddin Tamboli que ele pegou a tampa kafni e pano, artigos de vestuário Sufi típica.  Este traje contribuíram para a identificação de Baba como um faquir muçulmano e foi motivo de indiferença inicial e hostilidade contra ele em uma vila predominantemente hindu. 
Para quatro a cinco anos Baba viveu sob um neem árvore e muitas vezes vagou por longos períodos na selva em torno de Shirdi. Sua maneira foi dito para ser retirada e pouco comunicativo como ele realizou longos períodos de meditação.  Ele acabou sendo convencido a fixar residência em um velho e degradado mesquita e viveu uma vida solitária lá, sobrevivendo de esmolas para esmolas , e recebimento itinerante visitantes hindus ou muçulmanos. Na mesquita ele manteve um fogo sagrado, que é referido como um Dhuni , a partir do qual ele deu cinzas sagradas ('Udhi') para os seus hóspedes antes que eles deixaram. As cinzas se acreditava ter cura e apotropaicos poderes. Ele realizou a função de um local de Hakim e tratados os doentes através da aplicação de cinzas. Sai Baba também entregou ensinamentos espirituais para seus visitantes, recomendando a leitura de textos sagrados hindus, juntamente com o Alcorão . Ele insistiu sobre a indispensabilidade da lembrança ininterrupta do nome de Deus ( dhikr , japa ), e muitas vezes se expressou de uma forma enigmática com o uso de parábolas , símbolos e alegorias
Sai Baba participou de festas religiosas e tinha o hábito de preparar a comida para seus visitantes, que distribuiu a eles como Prasad . Entretenimento de Sai Baba estava dançando e cantando músicas religiosas.
Depois de 1910 a fama de Sai Baba começou a se espalhar em Mumbai . Muitas pessoas começaram a visitá-lo, porque o consideravam como um santo com o poder de realizar milagres ou mesmo como um Avatar Eles construíram seu primeiro templo em Bhivpuri , Karjat

Ensinamentos e práticas

Shirdi Sai Baba, encostado na parede de sua mesquita , com os devotos
 
Sai Baba oposição toda perseguição com base na religião ou casta . Ele era um adversário da ortodoxia religiosa -. Cristãos, hindus e muçulmanos  Embora o próprio Sai Baba levou a vida de um asceta , ele aconselhou seus seguidores a levar uma vida familiar normal.
Sai Baba encorajou seus devotos para rezar, cantar o nome de Deus, e ler as escrituras sagradas. Ele disse a muçulmanos para estudar o Alcorão e os hindus para estudar textos como o Ramayana , Bhagavad Gita , e Yoga Vasistha Ele ficou impressionado com a filosofia do Bhagavad Gita e encorajou as pessoas a segui-lo em suas próprias vidas.  Ele aconselhou seus devotos e seguidores de levar uma vida moral, ajudar os outros, amo estar sem qualquer discriminação todos os seres vivos, e desenvolver duas características importantes de caráter: a devoção ao Guru (Sraddha) e espera alegremente com paciência e amor (Saburi ). Ele criticou o ateísmo
Em seus ensinamentos, Sai Baba enfatizou a importância da realização de seus deveres sem apego às coisas terrenas questões e de estar contente, independentemente da situação. Em sua prática pessoal, Sai Baba observados procedimentos de culto que pertencem ao hinduísmo e do islamismo; ele evitava qualquer tipo de rituais regulares, mas permitiu a prática de namaz , cantando de Al-Fatiha , e as leituras do Alcorão às vezes festival muçulmano. recitando ocasionalmente o próprio Al-Fatiha, Baba gostei de ouvir mawlid e qawwali acompanhado com a tabla e sarangi duas vezes por dia. 
Sai Baba interpretou os textos religiosos de ambos Islã e hinduísmo. Ele explicou o significado das escrituras hindus, no espírito de Advaita Vedanta . Sua filosofia também teve numerosos elementos de bhakti . Os três principais caminhos espirituais hindus - Bhakti Yoga , Jñana Yoga e Karma Yoga - influenciado seus ensinamentos. 
Sai Baba encorajou caridade, e salientou a importância da partilha. Ele disse: "A menos que haja alguma relação ou conexão, ninguém vai a lugar algum Se algum homem ou criaturas vir até você, não discourteously afastá-los, mas recebê-los bem e tratá-los com o devido respeito Shri.. Hari (Deus), certamente, será um prazer se você dar água a quem tem sede, pão com o faminto, roupa para o nu, e sua varanda com estranhos para sentar e descansar. Se alguém quiser algum dinheiro com você e você não está inclinado a dar, não dar, mas não latem para ele como um cão. "  Outros provérbios favoritos de seu eram "Por que você tem medo quando eu estou aqui" e "Ele não tem começo ... Ele não tem fim." 
Sai Baba fez onze garantias aos seus devotos:
  1. Nenhum mal te sucederá ele, que pisa no solo de Shirdi.
  2. Aquele que vem a minha Samadhi, sua tristeza e sofrimento cessará.
  3. Apesar de eu não ser mais em carne e osso, vou sempre proteger meus devotos.
  4. Confie em mim, e sua oração será respondida.
  5. Sei que o meu espírito é imortal, sei que isso por si mesmo.
  6. Mostre-me a ele, que procurou refúgio e foi se virou.
  7. Em tudo o que os homens de fé, me adorares, mesmo assim posso render a eles.
  8. Não é em vão é a minha promessa de que eu jamais aliviar a sua carga.
  9. Bata, ea porta deve abrir, peça e lhe será concedido.
  10. Para aquele que se rende a me totalmente serei sempre grato.
  11. Bem-aventurado aquele que se tornou um comigo.

Adoração e devotos

Ver artigo principal: movimento Shirdi Sai Baba
O movimento de Shirdi Sai Baba começou no século 19, enquanto ele estava morando em Shirdi. A locais Khandoba padre, Mhalsapati Nagre, acredita-se ter sido o seu primeiro devoto. No século 19, os seguidores de Sai Baba foram apenas um pequeno grupo de habitantes Shirdi e algumas pessoas de outras partes da Índia. O movimento começou a desenvolver no século 20, com a mensagem de Sai Baba atingindo toda a Índia.  Durante a sua vida, os hindus, adorando-o com rituais hindus e muçulmanos considerou-o como um santo. Muitos devotos hindus - incluindo Hemadpant, que escreveu o famoso Shri Sai Satcharitra -Considere-lo como uma encarnação do Senhor Krishna  , enquanto outros devotos consideram como uma encarnação do deus Dattatreya . Nos últimos anos da vida de Sai Baba, cristãos e zoroastristas começou aderir ao movimento Shirdi Sai Baba. 
Por causa de Sai Baba, Shirdi tornou-se um lugar de importância e é contado entre os principais lugares de peregrinação hindu.  O primeiro templo Sai Baba está situado na Bhivpuri , Karjat . O Sai Baba Mandir em Shirdi é visitado por cerca de 20.000 peregrinos por dia e durante as festas religiosas esse número pode chegar a até a 100.000.  Shirdi Sai Baba é especialmente venerado e adorado nos estados de Maharashtra , Odisha , Andhra Pradesh , Karnataka , Tamil Nadu e Gujarat . Em agosto de 2012, um devoto não identificado pela primeira vez doou dois diamantes caros valorizando Rs 11,8 milhões no templo Shirdi, funcionários de confiança Sai Baba revelou. 
O movimento de Shirdi Sai se espalhou para o Caribe e para países como Estados Unidos, Austrália, Emirados Árabes Unidos , Malásia e Singapura. O movimento de Shirdi Sai Baba é um dos principais movimentos religiosos hindus em países de língua Inglês. 

Discípulos Notáveis

Sai Baba deixou para trás sem herdeiros espirituais, nomeado há discípulos, e nem sequer fornecer iniciação formal (diksha), apesar dos pedidos. Alguns discípulos de Sai Baba alcançou a fama como figuras espirituais, como Upasni Maharaj de Sakori . Depois de Sai Baba deixou seu corpo, seus devotos ofereceu o diário Aarti para Upasni Maharaj, quando ele fez uma visita a Shirdi, duas vezes dentro de 10 anos. 

Milagres relatados

Milhões de Sai Baba de discípulos e devotos acreditam que ele realizou muitos milagres, como bilocação , levitação , leitura mental , materialização , exorcismos , tornando o rio Yamuna , entrando em um estado de Samādhi à vontade, lâmpadas de iluminação com água, removendo seus membros ou intestinos e degola -los de volta ao seu corpo ( khandana yoga ), a cura da doença incurável, aparecendo batido quando outro foi espancado, subindo no terceiro dia após a sua morte, impedindo uma mesquita de cair sobre as pessoas, e ajudar seus devotos de uma maneira milagrosa. Ele também deu Darshan (visão) para as pessoas sob a forma de Rama, Krishna, Vithoba e muitos outros deuses, dependendo da fé de devotos. 
De acordo com seus seguidores, ele lhes apareceu em sonhos, mesmo depois que ele deixou o seu corpo e deu-lhes conselhos. Seus devotos têm documentado muitas histórias. 

As fontes históricas

Shirdi Sai Baba em 1910
 
Os biógrafos de Sai Baba (por exemplo, Govindrao Raghunath Dabholkar, Acharya Ekkirala Bharadwaja, Smriti Srinivas, Antonio Rigopolous) ter baseado a sua escrita em fontes primárias. Uma dessas fontes é a Shirdi Diário por Ganesh Shrikrishna Khaparde , que descreve todos os dias da estadia do autor em Shirdi.
As especulações sobre os episódios desconhecidos da vida de Sai Baba é principalmente baseado em suas próprias palavras.
A fonte mais importante sobre a vida de Sai é o Shri Sai Satcharita, escrito em Marathi em 1916 por Govindrao Raghunath Dabholkar, a quem Sai Baba apelidado de "Hemadpant '. Composta de 53 capítulos, descreve a vida, ensinamentos e milagres de Sai Baba. O livro compara o amor de Sai Baba para o amor de mãe: cuidar e amar, mas repreender quando necessário. Ele descreve estilo de vida de Baba, sua atitude altruísta, e seu amor por seus devotos. O livro descreve como um deve render o egoísmo aos pés de Deus e confiar em um guru. Ele explica como Deus é supremo e Seus devotos deve confiar-Lo e amá-Lo. Ela ensina que Deus é onipresente em todas as coisas vivas, de modo que tudo na Terra deve ser tratado com carinho e respeito.
Sai Baba de Shirdi e os seus ensinamentos por Acharya Ekkirala Bharadwaja é um estudo aprofundado de rotina e atividades de vida de Sai Baba. Logo após a morte de Sai Baba, devoto BV Narasimhaswamiji compilado contas por testemunhas oculares, tais como do Sri Sai Baba Charters e provérbios e Experiências de devoto de Sai Baba.
Em relação às fotografias originais de Shirdi Sai Baba, a pesquisa ainda precisa ser feito para identificar os autênticos, como há também pinturas, bem como fotografias de outras pessoas de aparência semelhante em circulação além das poucas fotografias genuínas.

Em várias religiões

Sai Baba descreveu em uma tapeçaria

Hinduísmo

Durante a vida de Sai Baba, o Hindu saint Anandanath de Yewala declarou Sai Baba um "diamante" espiritual.  Outro santo, Gangagir, chamou-o de "jóia".  Sri Beedkar Maharaj reverenciado muito Sai Baba, e em 1873, quando o conheci, ele concedeu o título Jagad guru sobre ele.  Sai Baba também foi muito respeitado por Vasudevananda Saraswati (conhecido como Tembye Swami ).  Ele também foi reverenciado por um grupo de Shaivic iogues, a qual ele pertencia, conhecido como o Nath-Panchayat. 
De acordo com a BV Narasimhaswami, um seguidor póstuma que foi amplamente elogiado como Sai Baba do "apóstolo", esta atitude foi predominante até 1954, mesmo entre alguns de seus devotos em Shirdi. 
Em 1940, o indiano guru , Sathya Sai Baba proclamou ser a reencarnação de Sai Baba de Shirdi. 

Zoroastrismo

Sai Baba é adorado por proeminentes zoroastristas como Nanabhoy Palkhivala e Homi Bhabha , e tem sido citado como o mais popular figura religiosa não-Zoroastriano os zoroastristas '. 

Na cultura

A arte sacra e arquitetura

Na Índia, é uma visão comum ver um templo Sai Baba em qualquer cidade ou vila; em cada grande cidade ou cidade há pelo menos um templo dedicado a Sai Baba.  Há também templos localizados em países fora da Índia, inclusive nos Estados Unidos, Holanda , Quênia , Cuba , Canadá, Paquistão , Austrália, Reino Unido .  Na mesquita em Shirdi, em que Sai Baba viveu, há um retrato em tamanho real dele por Shama Rao Jaykar, um artista de Mumbai . Numerosos monumentos e estátuas representando Sai Baba, que servem uma função religiosa, foram feitas. Um deles, feito de mármore por um escultor chamado Balaji Vasant Talim, está no Samadhi Mandir em Shirdi Sai Baba, onde foi sepultado.  Em Sai Baba templos , seus devotos tocar música religiosa devocional, como Aarti

Cinema e televisão

Sai Baba tem sido objecto de vários filmes em muitas línguas produzidos pela indústria cinematográfica da Índia .
Ano Filme Papel-título Diretor Língua Notas
1955 Shirdi Sai Baba Che Desconhecido Kumarsen Samarth Marathi Ganhou All India Certificado de Mérito em terceiro National Film Awards
1977 Ke Shirdi Sai Baba Sudhir Dalvi Ashok V. Bhushan Hindi Também com Manoj Kumar , Rajendra Kumar , Hema Malini , Shatrughan Sinha , Sachin , Prem Nath
1986 Sri Shirdi Saibaba Mahathyam Vijayachander K. Vasu Telugu Dublada em hindi como Shirdi Sai Baba Ki Kahani, em Tamil como Sri Shiridi Saibaba. Também com Chandra Mohan , Suthi Veerabhadra Rao, Sarath Babu , JV Somayajulu , Rama Prabha , Anjali Devi , Raja.
1989 Bhagavan Shri Sai Baba Sai Prakash Sai Prakash Kannada Também estrelado por Ramkumar, Brahmavar, Vijaylakshmi.
1993 Sai Baba Yashwant Dutt Babasaheb S. Fattelal Marathi Também com Lalita Pawar
2000 Maia Sai Baba Ramanarayanan Tâmil Também apresentando SP Balasubrahmanyam
2000 Sri Sai Mahima Sai Prakash Ashok Kumar Telugu Também com Murali Mohan , Jaya Sudha , Sudha, PJSharma
2001 Shirdi Sai Baba Sudhir Dalvi Deepak Balraj Vij Hindi Também apresentando Dharmendra , Rohini Hattangadi , Suresh Oberoi
2005 Ishwarya Avatar Sai Baba Mukul Nag Ramanand Sagar Hindi Filme Composite extraídas de Sagar Sai Baba (série de TV) .
2010 Malik Ek Jackie Shroff Deepak Balraj Vij Hindi Também com Manoj Kumar , Divya Dutta , Rohini Hattangadi , Zarina Wahab e Anup Jalota como Das Ganu.
2012 Shirdi Sai Nagarjuna Akkineni K.Raghavendra Rao Telugu Lançado em 6 de setembro de 2012. Também com Srikanth (actor) , Srihari , Kamalini Mukherjee , Rohini Hattangadi , Sharat Babu , Brahmanandam

Movimento Shirdi Sai Baba

 http://www.dollsofindia.com/images/products/hindu-posters/shirdi-sai-baba-QO95_l.jpg

Um comentário:

  1. Assisti ao filme sobre Shirdi Sai Baba. Estou fascinado por este espirito.

    ResponderExcluir