domingo, 28 de dezembro de 2014

SRI SARADA DEVI

Sarada.jpg mãe Santo

Sri Sarada Devi

Sarada Devi ( Bengali : সারদা দেবী;  Sharodā Debi (22 de dezembro de 1853 - 20 de julho de 1920), nascido Saradamani Mukhopadhyaya ( Bengali : সারদামণি মুখোপাধ্যায়), era a esposa e contrapartida espiritual de Ramakrishna Paramahamsa , um do século XIX místico de Bengal . Sarada Devi também é tratada com reverência como a Santa Mãe (Sri Maa ou শ্রীমা) por parte dos seguidores da ordem monástica Ramakrishna. Sarada Devi teve um papel importante no crescimento do Movimento Ramakrishna.

Sarada Devi nasceu em Jayrambati . Com a idade de cinco anos, ela estava noiva de Ramakrishna, a quem ela se juntou ao templo Dakshineswar Kali quando ela estava no final da adolescência. Segundo seus biógrafos tradicionais, ambos viveram vidas de continência ininterrupta, mostrando os ideais de um chefe de família e das formas de vida monástica. Após a morte de Ramakrishna, Sarada Devi ficou a maior parte do tempo, quer na Jayrambati ou no Udbodhan escritório, Calcutá. Os discípulos de Ramakrishna considerou-a como sua própria mãe, e depois da morte de seu guru parecia-lhe conselhos e encorajamento. Os seguidores do movimento Ramakrishna consideram Sarada Devi como uma encarnação da Mãe Divina .


Nascimento e filiação


Casa de Sarada Devi no Jayrambati (centro), onde ela morava, para a maioria de sua vida
 
Saradamani Devi nasceu de brâmanes pais como a filha mais velha em 22 de dezembro 1853, na pacata aldeia de Jayrambati na atual Bengala Ocidental , na Índia.  Seus pais, Ramchandra Mukhopadhyaya e Syamasundari Devi, eram pobres. Seu pai Ramchandra ganhava a vida como um fazendeiro e através do exercício das funções sacerdotais. De acordo com relatos tradicionais, Ramachandra e Syamasundari tinha visões e eventos sobrenaturais, predizendo o nascimento de um ser divino como sua filha. 
Sarada viveu a vida simples de uma vila menina indiana. Como uma criança Sarada-então conhecido como Saradamani-se fascinado pelo folclore e narrativas hindu tradicional. Como no caso da maioria das meninas de educação rural, ela não recebeu qualquer tipo de educação formal, mas aprendeu a servir os outros como ela ajudou a mãe a executar uma casa grande e cuidou de seus irmãos mais novos.  Durante a terrível fome de 1864, Sarada trabalhou incessantemente como sua família serviu comida para pessoas com fome.  Ela estava interessado nos modelos de barro de deusas Kali e Lakshmi , que ela adorava regularmente. Ela disse ter começado a meditar desde a sua infância e contas tradicionais contar suas visões místicas e experiências.  De acordo com Sarada Devi, ela usou para ver um bando de oito meninas de sua idade vindos de um lugar desconhecido e escoltá-la em sua tarefas durante a sua infância. 

Noivado

Ramakrishna -então conhecido como Gadadhar Chattopadhaya e um sacerdote do Templo de Kali Dakshineswar desde 1855, estava praticando austeridades espirituais. Sua mãe e seu irmão pensou que o casamento seria um bom efeito steadying sobre ele, ao desviar sua atenção de austeridades e visões espirituais. Relata-se que o próprio Ramakrishna indicado Saradamani como a noiva. Em maio de 1859, Sarada foi prometida a Ramakrishna. Sarada tinha 5 anos e Ramakrishna foi de 23; a diferença de idade era típico para Bengal rural do século 19. 
Após o noivado, Sarada foi deixado aos cuidados de seus pais e Ramakrishna voltou a Dakshineswar.  Sarada próxima reuniu Ramakrishna quando ela tinha 14 anos de idade, e ela passou três meses com ele em Kamarpukur . Lá, Ramakrishna transmitido instruções Sarada sobre meditação, a vida espiritual.  de Ramakrishna freqüente bhava samadhi (ecstasy)  e as formas heterodoxas de culto levou alguns observadores a duvidar de sua estabilidade mental, enquanto outros consideraram-no como um grande sant Sarada juntou Ramakrishna em Dakshineswar em 1872 em sua própria vontade quando tinha dezoito anos, depois de ouvir esses rumores sobre sua saúde mental. Ela encontrou Ramakrishna para ser uma pessoa gentil e carinhosa. 

No Dakshineswar Kali Temple


O lado sul do nahabat (torre de música), onde Sarada Devi viveu em uma pequena sala no andar térreo.

Pequena sala de Sarada Devi, no piso térreo do nahabat, agora um santuário
 
No Dakshineswar, Sarada Devi hospedado em uma pequena sala no nahabat (torre de música).  Ela ficou em Dakshineswar até 1885, exceto por curtos períodos, quando ela visitou Jayrambati.  Por esta altura Ramakrishna tinha já abraçou a vida monástica de um sannyasin; como resultado, o casamento nunca foi consumado.  Como sacerdote, Ramakrishna realizado o ritual cerimônia de o Shodashi Puja onde Sarada Devi foi feito para se sentar no banco de deusa Kali, e adorada como a mãe divina Tripurasundari .  De acordo com Swami Saradananda discípulo direto de Ramakrishna, Ramakrishna casado para mostrar ao mundo um ideal de um casamento sem sexo Ramakrishna Sarada considerado como a encarnação da Divina Mãe, se dirigir a ela como Sree Maa ( Santa Mãe ) e foi por este nome que ela era conhecida por discípulos de Ramakrishna. 
Dias de Sarada Devi começou às 03:00. Depois de terminar suas abluções no bhagirathi-Hooghly , ela iria praticar japa e meditação até o dia amanhecer.  Ramakrishna ensinou-lhe os sagrados mantras , e instruiu-a a iniciar as pessoas e orientá-los na vida espiritual.  Sarada Devi é considerada como primeira discípula de Ramakrishna.  Com exceção de suas horas de meditação, a maior parte de seu tempo foi gasto em cozinhar para Ramakrishna e do número crescente de seus devotos. Enquanto Sarada Devi permaneceu completamente no fundo, ela despretensioso, personalidade calorosa atraiu alguns devotos do sexo feminino para se tornar seus companheiros ao longo da vida. 
Durante os últimos dias de Ramakrishna, durante o qual ele sofria de câncer na garganta , Sarada Devi teve um papel importante ao alimentá-lo e preparar o alimento adequado para ele e seus discípulos. Relata-se que após a morte de Ramakrishna em agosto de 1886, quando Sarada Devi tentou remover as pulseiras como os costumes ditada por uma viúva, ela teve uma visão de Ramakrishna em que ele disse: "Eu não faleceu, eu ter ido de um sala para outra. "  De acordo com ela, quando ela pensou em se vestir como uma viúva, ela teve uma visão de Ramakrishna pedindo-lhe para não fazê-lo.  Após a morte de Ramakrishna, Sarada Devi continuou a desempenhar um papel importante na o movimento religioso nascente.  Ela continuou a ser o guia espiritual do movimento para os próximos 34 anos. 

Peregrinação

Após a morte de Ramakrishna, Sarada Devi começou sua peregrinação por norte da Índia, acompanhado por um grupo de mulheres discípulas incluindo Lakshmi Didi, Gopal Ma, e chefes de família e monásticas discípulos de Ramakrishna. O grupo visitou o Templo Vishwanath do deus Shiva na Banaras e da cidade de Ayodhya , que está associado com a vida de deus Rama . Mais tarde, ela visitou Vrindavan que é associado com o deus Krishna . De acordo com relatos tradicionais, em Vrindavan, ela experimentou nirvikalpa samadhi e começou seu papel de guru. Ela iniciou vários dos discípulos de Ramakrishna incluindo Mahendranath Gupta , Yogen com um mantra.  De acordo com seus biógrafos tradicionais e discípulos, a chamá-la de "mãe" não era mais a expressão de respeito e de todos aqueles que conheci tomou conhecimento de uma qualidade maternal nela. 

Em Calcutá


Sarada Devi adorando-a Udbodhan residência em Calcutá.
 
Depois da peregrinação, Sarada Devi ficou sozinho em Kamarpukur , aldeia natal de Ramakrishna também onde ele nasceu. Lá, ela suportou a pobreza, beirando a fome por um ano. Em 1888, quando a notícia chegou aos discípulos leigos e monásticos de Ramakrishna que ela precisava de seus cuidados e atenção, eles convidou-a para Calcutá e organizados para a sua permanência. Swami Saradananda construiu uma casa permanente para Sarada Devi em Calcutá. A casa foi nomeado o Udbodhan House, depois que a revista mensal Bengali realizado pela Ramakrishna Math. É também chamado de Mayerbati ("Casa de Santa Mãe"), onde passou o período mais longo de sua vida fora Jayrambati. 
Sarada Devi foi para Calcutá, porque ela tinha muitas dificuldades em Kamarpukur. Ela não tinha recursos financeiros e sobre ninguém poderia cuidar dela. Ela tentou esconder a sua situação, mas vazou. Quando os devotos em Calcutá, ouvindo isto, convenceu Sarada Devi vir para Calcutá. 
No Udbodhan House, Sarada Devi foi acompanhado por outras mulheres discípulos e devotos de Ramakrishna, Golap Ma , Yogin Ma , Gopaler Ma , Lakshmi Didi e Gauri Ma sendo o mais conhecido. Um número crescente de pessoas começaram a se reunir para orientação, instruções e iniciação espiritual.  Outras mulheres ocidentais seguidores de Ramakrishna Order incluindo Irmã Nivedita  e irmã Devamata formado estreita relação com ela.  De acordo com ela biógrafos, sua maternidade inata colocar os visitantes à vontade. Swami Nikhilananda , seu discípulo direto escreve: "Embora ela não tinha filhos da carne, ela teve muitos de espírito".  Ela considerava todos os seus discípulos como seus próprios filhos. 
Sarada Devi recebeu a maior reverência da Ordem Ramakrishna e seus devotos. Ramakrishna havia ordenou-lhe que continue a sua missão depois de sua morte e queria que seus discípulos a não fazer qualquer distinção entre ele e ela. De acordo com seus devotos e biógrafos tradicionais, a hospitalidade do Sarada Devi era único e foi caracterizado por um cuidado maternal e solicitude.  contas tradicionais contar as experiências místicas de seus devotos. Alguns sonhado com ela como uma deusa em forma humana, embora eles nunca tinham visto a foto dela antes. Outros teria recebido sua iniciação dela em seu sonho. Um exemplo é de Girish Chandra osGhh , o pai de Bengali drama, que supostamente viu Sarada Devi em um sonho quando ele tinha 19 anos de idade e recebeu um mantra. Quando ele encontrou seus muitos anos mais tarde, para seu espanto, ela era a mesma pessoa no sonho. 

Últimos dias

Sarada Devi passou seus últimos anos indo e voltando entre Jayrambati e Calcutá. Em janeiro de 1919, Sarada Devi foi para Jayrambati e ficou lá por mais de um ano. Durante os últimos três meses de sua estadia, sua saúde se recusou a sério. Sua força foi muito prejudicada e ela foi trazida de volta a Calcutá em 27 de fevereiro de 1920. Para os próximos cinco meses, ela continuou a sofrer. Antes de sua morte, ela deu o último conselho para os devotos angustiados, "Mas eu lhes digo uma coisa: se você quer paz de espírito, não encontrar defeitos nos outros. Em vez ver suas próprias falhas. Aprenda a fazer o mundo inteiro . seu próprio Ninguém é um estranho meu filho: este mundo inteiro é a sua própria "! Este é considerado como sua última mensagem para o mundo.  Ela morreu em 1:30 em 20 de julho de 1920. Seu corpo foi cremado no Belur Math

Ensinamentos e citações

Sarada Devi não escreveu nenhum livro; seus enunciados e reminiscências foram registrados por seus discípulos, incluindo Swami Nikhilananda , Swami Tapasyananda Apesar de insight e declarações espiritual de iletrados Sarada Devi são altamente considerados pelos estudiosos como Gayatri Spivak , que escreve: "Temos pedaços de seu requintado Observações como testemunho ". 
  • Pratique meditação, e pouco a sua mente vai estar tão calmo e fixo que você vai achar que é difícil ficar longe de meditação. 
  • A mente é tudo. É na mente apenas que se sente puro e impuro. Um homem, antes de tudo, deve fazer sua própria mente culpado e, em seguida, só ele pode ver a culpa de outro homem. 
  • "Digo-vos uma coisa Se você quer a paz de espírito, não encontrar defeitos nos outros preferem ver suas próprias falhas Aprenda a fazer o mundo inteiro seu próprio Ninguém é um estranho, meu filho;.... O mundo inteiro é seu possuir. " 
  • É preciso ter devoção de um guru própria. Qualquer que seja a natureza do guru, o discípulo recebe a salvação pela força de sua devoção inabalável para com seu guru. 

Impacto e legado

Sarada Devi teve um papel importante como o chefe de assessoria de uma organização nascente que se tornou uma ordem monástica dedicada to-the trabalho social Missão Ramakrishna . Gayatri Spivak escreve que Sarada Devi "realizou seu papel com tato e sabedoria, sempre permanecendo em segundo plano."  Ela também iniciou vários monges proeminentes na Ordem Ramakrishna. Swami Nikhilananda , que era um lutador pela liberdade e um seguidor de Mahatma Gandhi aceitou Sarada Devi como seu guru e ingressou na Ordem Ramakrishna. Ele finalmente fundou a Ramakrishna-Vivekananda Centro , em Nova York.  Apesar de iletrados si mesma, Sarada Devi defende a educação para as mulheres. Ela confiou Devamata com a implementação da escola seu sonho-de uma menina no Ganges, onde os alunos orientais e ocidentais poderia estudar juntos.  Em 1954, Sri Sarada Math e Ramakrishna Mission Sarada , uma ordem monástica para as mulheres foi fundada em honra de Sarada Devi. 
Swami Vivekananda escreveu carta a ela para obter a opinião dela sobre a sua intenção de participar do Parlamento das Religiões em Chicago. Depois de receber as bênçãos dela só ele decidiu ir para a América.


Nenhum comentário:

Postar um comentário